Operadores logísticos (Third-Party logistics (3PL) ) envolvem o uso de companhias externas para realizar funções logísticas que anteriormente eram realizadas dentro das empresas.
São fornecedores de serviços logísticos, especializados em gerenciar e executar todas ou parte das atividades logísticas nas várias fases da cadeia de abastecimento dos seus clientes e que tenham competências para, no mínimo, prestar simultaneamente serviços nas três atividades básicas de controle de estoques, armazenagem e gestão de transportes. Os demais serviços, que por ventura sejam oferecidos, funcionam como diferenciais de cada operador. ou qualquer empresa que realize alguma atividade logística, sob contrato, para terceiros, com capacidade de planejamento, operação e gerenciamento.
O mercado brasileiro de operadores logísticos reúne algo em torno de 250 empresas, que em 2003 faturaram aproximadamente R$ 7,5 bilhões. Trata-se de um mercado com potencial para R$ 20 bilhões.
Maiores Dificuldades para os 3PLs no Brasil
• Serviços logísticos são considerados uma commoditie; decisões do Cliente baseiam-se em custo. Clientes querem respostas simples para questões complexas.
• Contratos de curto prazo. • Empresas de capital intensivo e dificuldades no acesso a financiamentos. • Disponibilidade de mão-de-obra qualificada.
• Desenvolvimento de sistemas de informação. •
• Pressões para redução de custos e melhores níveis de serviço simultaneamente e dificuldade em repassar para o Cliente aumentos em seu custo.
• Infra-estrutura do país; apenas 0,1% do PIB foi investido em infra-estrutura de transportes no Brasil em 2.003. Estima-se que sejam necessários investir em torno de R$ 40 bilhões em obras.
• 50 % da capacidade de transporte (TRC) está nas mãos de transportadores independentes. Falta de regulamentação e incertezas econômicas contribuem para a piora desse processo.
• Alto índice de roubo de cargas à gerenciamento de risco chega a representar 15 % dos custos de uma empresa.
• Baixo nível de utilização dos ativos: Altos períodos de espera para carga e descarga;Retornos vazios em função da concentração econômica no Sul e Sudeste do país; Concentração das vendas no final de mês.
• Modais de transporte ferroviário e aquaviário ainda em desenvolvimento.
• Disponibilidade de armazéns e qualidade dos atualmente existentes.
• Estrutura tributária.
UPS - o maior Operador Logístico do Mundo
• Fundada em 1.907, sede em Atlanta, Georgia. Faturamento mundial de US$ 33,5 bilhões e lucro de US$ 2,9 bilhões em 2.003. O valor da empresa é estimado em US$ 72 bilhões.
• 355.000 funcionários em todo o mundo e frota de mais de 150.000 veículos e 600 aviões (próprios e contratados).
• Mais de 3 bilhões de pacotes e documentos distribuídos anualmente, atendendo a mais de 200 países.
• Empresas do grupo: UPS Air Cargo, UPS Aviation Technologies, UPS Capital Corporation, UPS Consulting, UPS Mail Innovations, Mail Boxes, UPS Professional Services, UPS Supply Chain Solutions.
• Faz parte da estratégia da empresa a aquisição de outras empresas, principalmente aquelas com ampla abrangência geográfica e especialização em determinado segmento.
• Maiores concorrentes: Fedex, US Postal Service e Deutsche Post.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário